Hoy abre Pingo Doce. Es una cadena de supermercados de referencia en Portugal. Emplea actualmente a mas de 22.000 personas. Por primera vez rompe su tradición y ha abierto sus puertas en el día de hoy.
La dirección de la empresa ha emitido un comunicado dirigido a sus clientes, la sociedad portuguesa denominado "Portugal precisa de trabalho e de sentido de responsabilidade". Es digno de leer completo:
Informação do Pingo Doce aos clientes: Portugal precisa de trabalho e de sentido de responsabilidade.
Num momento de especial gravidade da situação sócio-económica do País, o Pingo Doce tomou a decisão de, rompendo com uma tradição histórica de encerramento das lojas no Dia do Trabalhador, abrir as suas portas neste 1° de Maio.
Na realidade, o dia 1 de Maio, a par do dia de Natal (os únicos dias feriados do ano em que o Pingo Doce tem, ao longo dos anos, vindo a encerrar as suas lojas), é diferente sobretudo pela carga simbólica que transporta e que a Companhia sempre respeitou, respeita e respeitará. Consideramos, no entanto, que nas circunstâncias que vivemos no nosso País há necessidades e valores que têm de falar mais alto.
Trabalhar no dia 1 de Maio de 2011 representará, para os colaboradores que entendam apresentar-se ao serviço, uma remuneração de mais 200%, que acrescem à remuneração de um dia normal de trabalho, e a concessão extraordinária de um dia de folga pelo dia trabalhado.
Esta é a nossa forma de reconhecer e premiar todos os nossos colaboradores que por necessidade, vontade, solidariedade e espírito de serviço e de compromisso com o Cliente, com o Pingo Doce e com Portugal entendam responder, com o seu trabalho, com o seu espírito de sacrifício e com o seu sentido de responsabilidade, à dura crise económica e social que o País atravessa.
Respeitamos, naturalmente, todos os colaboradores que decidam exercer, livremente, o seu direito à greve, sobre os quais não recairá nenhuma outra penalização que não a contabilização de uma falta justificada.
Respeitamos, mas não concordamos. Da mesma forma que respeitamos, mas não concordamos com o Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal (CESP) na convocação de uma greve num contexto em que a dureza da situação exige de todos mais trabalho e maior contribuição, e em que há mais de 600 mil pessoas desempregadas em Portugal.
Abrimos as nossas lojas acreditando que estaremos em condições de garantir os níveis de serviço a que habituámos os nossos Clientes. Sabemos, contudo, que poderão existir falhas, pelas quais queremos pedir, desde já, as nossas desculpas e para as quais contamos com a sua compreensão.
O Pingo Doce é uma Companhia de referência em Portugal, que emprega nas suas lojas cerca de 22 mil pessoas, entre as quais há muitos milhares que precisam muito de trabalhar e para as quais qualquer reforço extra do seu orçamento familiar, nas actuais circunstâncias, assume especial relevância.
É nossa firme convicção que no Portugal de hoje o direito à greve não se deve sobrepor ao direito ao trabalho e que a adversidade só será superada com espírito de sacrifício e sentido de responsabilidade.
A Direcção Executiva do Pingo Doce.
Asumen como propio el momento de especial gravedad del país y dicen que solo se podrá salir adelante en la adversidad mediante el trabajo, el espíritu de sacrificio y el sentido de la responsabilidad.
A los trabajadores de la cadena que tengan que trabajar hoy les pagaran el doble del salario habitual y un día extra de vacaciones. Además dan la opción a la plantilla de decidir sobre si incorporarse o no hoy a su puesto.
El CESP, sindicato del comercio en Portugal se opone a la medida, el día del trabajo, el primero de mayo debe ser respetado. El argumento se torna debilitara los mas de 600.000 parados que hay en el país.
El equipo de Pingo Doce va a celebrar la jornada de hoy con trabajo, y con salud añadiríamos más de uno. Ejemplo de responsabilidad, ejemplo a seguir.
domingo, 1 de mayo de 2011
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
Nube de etiquetas
Isla Cristina
Andalucia
ecología política
marruecos
Colectivo Ornitológico Cigüeña Negra
José Ortega y Gasset
estrecho gibraltar
FAO
José Luís Sampedro
Tarifa
Adam Smith
Antoine de Saint-Exupéry
Antonio Machado y Núñez
Aristóteles
Bertolt Brecht
Borges
Charles Darwin
Fundación Migres
Mario Benedetti
William Ospina
keynes
mohamed vi
Antártida
Cabo San Vicente
Cambio climático
Descartes
Hegel
Javier Reverte
Kant
Nieztche
Paul A. Samuelson
Platón
Porter
Ursúa
ariadna
artemisa
malthus
teseo
Al-Andalus
Alexander Selkirk
Anton Chejov
Calderón de la Barca
Chatwin
Eduardo Galeano
Eigenzeit
Galeano
Gandhi
George Francis Train
Herman Melville
James Joyce
John Elliott
Kundera
Mandelbrot
Mihay Csikszentmihalyi
Moby Dick
Molière
Nabokob
Peninsula Valdés
Proust
Shackleton
Shopenhauer
Smir Restinga
South
Sun Tzu
Séneca
Sócrates
alqueva
goethe
julio verne
lunático
mefistófeles
muñoz rojas
ortega y gasset
tony judt
weber
1 comentario:
me encantaría haberlo leído pero el portugués no se me da bien. por lo demás, me gusta como escribes.
saludos.
Publicar un comentario